Inscrições abertas para oficina de direção de fotografia do VI FECIBA em Itabuna
Até o dia 03 de junho, estão abertas as inscrições para a oficina de direção de fotografia, que será realizada pela sexta edição do Festival de Cinema Baiano, em Itabuna. O evento ocorrerá de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho Amorim. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
A oficina, que será ministrada durante três dias pelo cineasta Jeronimo Soffer, buscará introduzir os participantes às dinâmicas inerentes ao processo de realização audiovisual, do ponto de vista do diretor de fotografia. Será dividida em três módulos, que versarão sobre teoria e prática, realização e planejamento de cenas e análise e detalhamento. O curso partirá dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, abordando todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais, a importância da direção de fotografia para a realização de um filme e o papel do diretor de fotografia dentro do set de filmagem.
As inscrições podem ser feitas no site do evento no endereço feciba.com.br/2016/ mediante preenchimento da ficha de cadastro junto com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, feita através de transferência ou depósito bancário. O comprovante deverá ser enviado para o e-mail oficinas@feciba.com.br, também até o dia 3 de junho.
São oferecidas 20 vagas para a oficina, com carga horária total de 12 horas e emissão de certificados aos participantes que cumprirem o mínimo de 75% do curso. Todas as informações sobre dados bancários, currículo completo da facilitadora e ementa do curso também estão disponíveis no site do festival.
Esta será a última etapa do evento, que já passou por Juazeiro – onde foi realizada em abril a oficina de produção de elenco - e Feira de Santana – que na semana passada recebeu a oficina de produção de curta-metragem. As oficinas integram a programação do festival, que desde 2011 promove cursos de curta duração para a formação e aperfeiçoamento profissional direcionado ao mercado audiovisual.
Jerónimo Soffer - Graduado em Cinema pela FTC, desde muito jovem se aventurou pela realização audiovisual, onde acabou se firmando como diretor de fotografia, após extensa experiência como assistente. Nessa função, participou de curtas premiados comoJoelma, Desvelo, Arremate, Antiok, Jessica Cristopherry, Menino da Gamboa e Alegoria da Dor, além de documentários como A Procissão dos Homens, Virou o jogo e A Luta do Século e videoclipes como Ele o super-herói, da banda Cascadura e Expressionismo Alemão, da cantora Nana.